A Federação de Futebol da República Chega anunciou este domingo que não vai jogar com a Rússia se as duas seleções se encontrarem na final do play-off para o Mundial2022, como forma de protesto contra a invasão da Ucrânia.

Esta decisão vem na sequência das tomadas de posição da Polónia e da Suécia, que são adversários dos russos no play-off para o Mundial do Qatar.

Os polacos deveriam defrontar fora a Rússia nas meias-finais, a 24 de março, e o vencedor desse encontro defrontaria na final do apuramento, a 29 do mesmo mês, o vencedor do jogo entre Suécia e República Checa.

Depois de se terem recusado a jogar na Rússia, num anúncio feito na passada quinta-feira, estas três seleções tomaram agora a posição de não defrontar os russos, mesmo que fosse em campo neutro, numa atitude que visa o isolamento desportivo. 

Note-se que já foram tomadas outras sanções desportivas devido ao conflito na Ucrânia, como a retirada da final da Liga dos Campeões de futebol a São Petersburgo ou o cancelamento do Grande Prémio de Fórmula, previsto para Sochi, em setembro.