O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, está entre os dez candidatos a uma das sete vagas masculinas no Comité Executivo da UEFA.

O dirigente português, que já integra este órgão, concorre à reeleição, à semelhança de Sándor Csanyi (Hungria), Borislav Mihaylov (Bulgária) e Davor Suker (Croácia), nas eleições marcadas para 7 de fevereiro de 2019.

Já Luis Rubiales (Espanha), Andrii Pavelko (Ucrânia), Jesper Moller Christensen (Dinamarca), Armand Duka (Albânia), Kairat Boranbayev (Cazaquistão) e Elvedin Begic (Bósnia), concorrem a um primeiro mandato.

Há, ainda, um lugar obrigatório para uma mulher, tendo em vista o mandato de quatro anos, entre 2019 e 2023: a francesa Florence Hardouin é a única candidata.

De acordo com a UEFA, o total de 11 candidatos para oito vagas formalizaram as candidaturas até 7 de dezembro, dois meses antes do 43.º congresso ordinário do organismo, que terá lugar em Roma.

Fernando Gomes, presidente da FPF desde dezembro de 2011, está no Comité Executivo da UEFA desde março de 2015. Antes, tinha liderado a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, entre junho de 2010 e dezembro de 2011. Em setembro de 2017, foi designado pela UEFA para a Comissão Executiva da FIFA.