A Presidencia da República vai manter as condecorações de Cristiano Ronaldo, segundo apurou a TVI junto de fonte do Palácio de Belém.

Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que não teve «qualquer intervenção» na decisão das Ordens Honoríficas de manter as condecorações ao jogador.

«Isso é uma decisão do Conselho das Ordens Honoríficas, o Presidente da República não tem qualquer intervenção», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, à saída da apresentação de um livro no Palácio Foz, em Lisboa.

Recorde-se que a assessoria do PR tinha afirmado há dias que iria esperar pela «versão autêntica da decisão final das autoridades espanholas», que condenaram o capitão da seleção nacional a dois meses de prisão com pena suspensa substituída por uma multa de 365 mil euros.

O jogador da Juventus reconheceu a culpa em quatro crimes de fraude fiscal, cometidos entre 2011 e 2014, no valor total de 5,5 milhões de euros, e pagou mais de 18 milhões de euros ao fisco espanhol.

Recorde-se que Cristiano Ronaldo foi condecorado em 2004 como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 2014 como Grande Oficial da mesma ordem e em 2016 com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

[artigo atualizado]