O Lyon, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, empatou este sábado com o Dijon, mas o jogo tem mais para contar do que o 0-0 no marcador. Naquele que foi o seu jogo de estreia no comando da equipa, Rudi Garcia fez entrar em jogo, aos 83 minutos, o jovem Rayan Cherki.

Com apenas 16 anos e dois meses, Rayan Cherki tornou-se no jogador mais novo a disputar um jogo em França.

Além disso, o médio do Lyon é o segundo jogador nascido depois de 2003 a estrear-se nas cinco grandes ligas, apenas atrás de Harvey Elliott, que fez os primeiros minutos pelo Fulham na Premier League com 16 anos e um mês, ele que se tinha aliás estreado na equipa principal com apenas 15 anos, na Taça da Liga.

Mas quem é afinal Rayan Cherki?

Nascido em Pusignan, uma localidade a meia hora de Lyon, mas de pais argelinos, Rayan Cherki começou a jogar no modesto AS Saint-Priest com seis anos de idade, mas logo na época seguinte, quando tinha apenas sete anos, foi recrutado pelo Lyon. É por isso um produto de formação do clube.

Sempre visto como um talento precoce, andou constantemente à frente da idade. Aos 15 anos começou a jogar na equipa de reservas, que disputa já os campeonatos nacionais (terceira divisão), sendo também o mais jovem de sempre a jogar na Youth League (precisamente com 15 anos de idade).

Já no início deste ano de 2019, assinou contrato profissional com o Lyon e começou a ser chamado aos treinos da equipa principal.

Veja como joga Rayan Cherki: