O Borussia Dortmund tem 12 pontos em cinco jogos na Liga dos Campeões e tem 11 pontos em 13 jogos na Bundesliga. A derrota deste domingo na visita ao Eintracht Frankfurt, que andava pela segunda metade da tabela, deixou a equipa de Jurgen Klopp sozinha lá no fundo da tabela, naquele que é o mais estranho caso da época no futebol europeu.

De baixo para cima, o domingo de futebol internacional terminou de resto com jogo grande em Espanha, num dia marcado pela tragédia em Madrid, e com a vitória do Barcelona sobre o Valência no último suspiro.

No sábado, o Real Madrid segurou a vantagem na frente perante o Málaga (2-1), somando de caminho a 16ª vitória seguida, novo recorde do clube. At. Madrid e Sevilha também venceram e mantiveram distâncias, o grande foco da ronda era o jogo da noite de domingo. E a equipa de Nuno Espírito Santo, com André Gomes a titular e em destaque, complicou muito a vida ao Barça. Mas, quando já toda a gente acreditava no empate, Busquets resgatou os três pontos para o Barça, que se mantém a dois pontos do Real no segundo lugar.

Toda a informação sobre a Liga espanhola

Em Inglaterra, o nulo do Chelsea frente ao Sunderland, no sábado, frente a um Sunderland com um treinador talhado para tramar Mourinho, abria caminho à aproximação dos rivais. E com o duelo entre Southampton e Manchester City, segundo e terceiros, marcado para domingo.

Os azuis de Manchester não deram hipóteses à equipa de José Fonte: 3-0, vitória tranquila e moram agora no segundo lugar, a seis pontos do Chelsea. Foi de resto um fim de semana tranquilo e a salvo de sobressaltos para os outros grandes da Premiership: Manchester United, Arsenal e até o Liverpool venceram.

Toda a informação sobre a Premier League

Na Alemanha, já se viu, o grande caso é o Dortmund. O Bayern Munique prossegue o seu alegre passeio, no sábado bastou um golo de Robben para garantir a vitória sobre o Hertha. Líder com apenas três golos sofridos (!) em 13 jogos, o que iguala o recorde da Bundesliga.
 

No domingo havia confronto entre o Wolfsburgo, segundo classificado, e o Mgladbach, uma das boas surpresas do início da época. A equipa de Vieirinha venceu por 1-0 e está isolada no segundo lugar, a sete pontos do Bayern.

Toda a informação sobre a Bundesliga

E havia o Eintracht-Dortmund. Mais uma péssima exibição resultou na oitava derrota da equipa de Jurgen Klopp. O treinador que levou o clube tão alto nas últimas épocas e que mantém esse élan na Liga dos Campeões disse na sala de imprensa que continuava a assumir as responsabilidades, mas mostrou-se disposto a sair, se o clube tiver «melhor solução».
 


Em Itália foi jornada de dérbi de Turim. Sem novidades no final, a Juventus assegurou a vitória ao cair do pano. Mas com muito que recordar. Teve dois grandes golos. O do brasileiro Bruno Peres, pelo Torino, é uma obra de arte a solo.



E depois houve Pirlo, com a classe só dele



A fechar o dia, a Roma ganhou ao Inter para segurar a vantagem no segundo lugar e manter-se a três pontos de distância da Juve. Os «nerazzurri» mudaram de treinador, mas as coisas não parecem estar a melhorar com Roberto Mancini: estão no 11º lugar, a 17 pontos da liderança.

Toda a informação sobre a Serie A


Em França também ficou reservado para domingo o jogo mais interessante da ronda. Depois de o líder Marselha ter aberto as hostilidades na sexta-feira a vencer o Nantes e de também o PSG ter ganho, frente ao Nice, o Saint-Etiènne recebeu o Lyon e assegurou uma vitória por 3-0 que o deixa no quinto lugar, a um ponto apenas do rival da noite e do Bordéus. A jornada 15 da Ligue 1 fica de resto marcada por mais um golo do jovem lateral luso-francês Raphael Guerreiro, na vitória do Loriente sobre o Toulouse.

Toda a informação sobre a Ligue 1