Cristiano Ronaldo foi Cristiano Ronaldo e Messi foi Messi. O português marcou um hat trick no sábado, o argentino respondeu no domingo com outro. A um ritmo do outro mundo, eles estão a tornar normal o extraordinário.

Cá em baixo, no planeta Terra, aconteceu muita coisa, no fim de semana que viu o Chelsea perder a invencibilidade. A jornada em Inglaterra fica marcada pela derrota «blue» em Newcastle, terreno tradicionalmente difícil para José Mourinho e para o Chelsea. Com um bis de Papis Cissé, ele que não só tem mais golos para o futebol português ( e nomeadamente o Benfica), recordarem, como também já tramou o Chelsea antes. Já tinha marcado ambos os golos do Newcastle na vitória (2-0) sobre os Blues em maio de 2012. Um deles foi eleito golo do ano na Premiership. Lembra-se?




O Chelsea perdeu a oportunidade de chegar aos 24 jogos sem perder, o que representaria novo recorde para o clube. Pior que isso, como já tinha frisado Mourinho, dizendo que não lhe interessavam recordes mas resultados, ficou em risco de ver os rivais aproximarem-se. E o Manchester City não desperdiçou a oportunidade.

Um golo de Yaya Touré garantiu aos azuis de Manchester a vitória sobre o Everton e deixou-os agora a três pontos de distância do Chelsea. Isto num sábado marcado pela derrota do Arsenal na visita ao Stoke. Os Gunners perdiam por 0-3 ao intervalo, reduziram mas não deixaram de perder mais três pontos. São tempos instáveis para o clube londrino e a relação dos adeptos com Arséne Wenger parece ter-se deteriorado de vez. Depois do Stoke, Wenger foi alvo de insultos quando se preparava para entrar no comboio de volta a Londres.





Em alta está o West Ham, que venceu neste domingo o Swansea, com um bis de Andy Carroll, e subiu provisoriamente ao terceiro lugar. Isto antes do jogo grande que fecha a ronda nesta segunda-feira, o duelo entre Southampton e Manchester United.

Resultados e classificação da Premier League


Em Espanha, escreveram-se mais umas páginas para acrescentar à incrível história de Cristiano Ronaldo e Messi. E a velocidade a que a escrevem. Se no sábado CR apontou o seu 23º hat-trick, novo recorde na Liga espanhola na noite em que chegou ao seu golo 200, no domingo Messi engatou no dérbi, depois de o espanhol ter marcado primeiro, e não descansou enquanto não fez o mesmo.


Descendo à terra, o equilíbrio de forças manteve-se na frente. Lidera o Real Madrid, com quatro pontos de vantagem sobre o At. Madrid, que venceu o Elche, e cinco sobre o Barcelona. O Sevilha venceu na visita ao Rayo e mantém o quarto lugar, o Valência ficou-se pelo empate na visita ao Granada. Depois de Negredo colocar na frente a sete minutos do final a equipa «che», que teve André Gomes a titular, a expulsão de Paco Alcácer aos 86 minutos complicou a vida ao Valência. E o Granada chegou mesmo ao empate, num golo de Isaac.


Resultados e classificações da Liga espanhola


Pelo contrário, em Itália perdeu terreno a líder Juventus, a zero na visita à Fiorentina. A Roma não aproveitou (2-2 na receção ao Sassuolo), tal como o Nápoles (2-2 frente ao Empoli). O protagonista da ronda é o Génova, que venceu o Milan e subiu ao terceiro lugar. Uma impressionante campanha da equipa que terminou a época passada em 14º e cujo campeonato nos últimos anos se concentra em fugir à descida. O comentário do treinador Gian Piero Gasperini no final do jogo diz tudo: «Nem acredito onde estamos quando olho para a tabela»


Em destaque também a Udinese de Bruno Fernandes, que venceu na visita ao Inter (2-1), vitória confirmada com um belo golo do jovem português. Enquanto o Inter prossegue a sua penosa época. A mudança de treinador não trouxe novidades: ao quarto jogo, Roberto Mancini ainda não venceu e a equipa está no 12º lugar, com 17 pontos em 14 jogos.





Resultados e classificação da Serie A


Em França, a vitória do PSG sobre o Nantes (2-1) colocou pressão adicional sobre o Marselha, mas o líder não vacilou na noite deste domingo. A vitória sobre o Metz (3-1) mantém um ponto de vantagem na frente para a equipa de Marcelo Bielsa.


Resultados e classificações da Ligue 1


Na Alemanha, o Borussia Dortmund começou na sexta-feira a fugir ao último lugar, onde passou a semana, com uma vitória sobre o Hoffenheim (1-0), logo na sexta-feira. E acaba a ronda já no 14º lugar, com o Estugarda a segurar agora a lanterna vermelha.


No jogo grande da ronda, o Bayern Munique venceu o Bayer Leverkusen, um golo solitário de Ribery a manter hierarquias e a atirar o rival para o quarto lugar, antes da visita à Luz para o fecho da fase de grupos da Liga dos Campeões. O terceiro lugar, atrás do Wolfsburgo, é agora do Augsburgo, que foi vencer a Colónia.


Resultados e classificações da Bundesliga


Para lá dos grandes da Europa, este foi também o fim de semana que coroou o campeão norte-americano. E teve as últimas decisões no Brasil, onde o Palmeiras festejou a permanência e os dois clubes da Baía cairam na segunda divisão. Na Argentina, festa para o Argentino Juniors, agora de Juan Riquelme, que celebrou o regresso ao principal campeonato.

No final, o astro argentino deixou o futuro em aberto