Robert Lewandowski tornou-se nesta quinta-feira o melhor marcador numa fase europeia de apuramento para mundiais.

O avançado polaco anotou um hat-trick na goleada por 6-1 em casa da Arménia e soma agora 15 remates certeiros no Grupo E da fase de qualificação para o Mundial da Rússia. O jogador do Bayern Munique apontou o 2.º, 3.º e 5.º golos da Polónia.

Ao intervalo, a Polónia já vencia por 3-1. Kamil Grosicki abriu o ativo logo aos 2 minutos e Lewandowski desequilibrou ainda mais a balança aos 18 e aos 25 minutos. A Arménia reduziu aos 39’ (Hovhannes Hambardzumyan), mas a reação ficou-se por aí. Na etapa complementar, Blaszczykowski fez o 4-1 aos 58’ e Lewandowski completou o ramalhete ao minuto 64. Rafal Wolski apontou o 6.º dos polacos

Lewandowski soma agora mais um golo do que Cristiano Ronaldo nesta fase de apuramento. O avançado português tinha 14 e dividia o melhor registo da história com o jugoslavo Predrag Mijatovic (campanha rumo ao Mundial 1998).

O goleador polaco fez história a dobrar nesta quinta-feira, já que também se tornou no maior goleador da história da seleção polaca: soma agora 50 golos em 90 internacionalizações, mais dois do que Wlodziemierz Lubanski, que apontou 48 tentos entre 1963 e 1980.

Com este resultado, a Polónia, que soma 22 pontos em nove jogos, fica matematicamente a um ponto de selar a presença no Mundial do próximo ano, mas até pode ficar apurada já nesta quinta-feira em caso de empate entre Montenegro e Dinamarca.