O Kremlin afirmou, esta quarta-feira, que vai manter contactos com o Comité Olímpico Internacional (COI), para «proteger os interesses» dos atletas russos, após a recomendação do organismo de permitir a sua participação nas competições internacionais, ainda que de forma condicionada.

«Continuaremos a defender os interesses dos nossos atletas de todas as formas possíveis e prosseguiremos os contactos com o COI, a fim de proteger os seus interesses», afirmou o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov.

O COI recomendou, na terça-feira, a participação a título individual de desportistas russos e bielorrussos nas competições internacionais, sob bandeira neutra, adiando para mais tarde uma decisão sobre a participação nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, a recomendação a federações internacionais abre a porta à participação de atletas com passaporte russo ou bielorrusso nas competições «como neutros ou individuais», sem permitir a presença de equipas destes países, de atletas «que ativamente apoiam a guerra» na Ucrânia e de membros das forças armadas e de segurança, mantendo ainda as sanções diretas aos Estados russo e bielorrusso.

Quanto à participação em Paris2024 (verão) e Milão-Cortina2026 (inverno), Bach atirou uma decisão sobre o assunto para «o momento apropriado», adiando uma posição sobre a matéria.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024 vão decorrer na capital de França entre 26 de julho e 11 de agosto (Olímpicos) e de 28 de agosto a 8 de setembro (Paralímpicos).