Santiago Solari, oficializado em definitivo esta terça-feira como novo treinador do Real Madrid, tem um passado com contornos curiosos com o… FC Porto.

O antigo futebolista argentino, que assume agora a equipa na qual jogou entre 2000 e 2005, cruzou-se quatro vezes com o FC Porto pelo Real Madrid, em jogos a contar para a Liga dos Campeões. E marcou nas quatro ocasiões aos azuis e brancos, três vezes delas diretamente decisivas no resultado final.

A aptidão de Solari para marcar ao FC Porto fica vincada pelos registos de golos do agora técnico de 42 anos nas competições europeias de clubes.

Solari fez sete golos nessas provas, todos eles na Liga dos Campeões e mais de metade – quatro – foram aos dragões. Marcou ainda ao Sparta Praga, Lazio e Anderlecht.

A história goleadora ante o FC Porto começou em fevereiro de 2002 e acabou a 9 de dezembro de 2003. Sempre contra o FC Porto de Mourinho e os últimos dois golos na época em que os portugueses foram campeões europeus em Gelsenkirchen.

Solari ainda defrontou o FC Porto pelo Inter, em 2005, mas não marcou. Também jogou ante o Sporting pelo Real Madrid, em 2000.

  • 19 fevereiro 2002: Real Madrid-FC Porto, 1-0

O FC Porto perdeu no Santiago Bernabéu com um golo de Solari, aos 83 minutos, em jogo do grupo C da segunda fase de grupos, na qual os dragões seriam eliminados.

  • 27 fevereiro 2002: FC Porto-Real Madrid, 1-2

Uma semana após vencer em Espanha, o Real Madrid abria caminho a nova vitória ante o FC Porto, nas Antas, com um golo de Solari. Helguera marcaria depois, antes de Capucho reduzir.

  • 1 outubro 2003: FC Porto-Real Madrid, 1-3

Duas semanas antes da inauguração do Estádio do Dragão, o Real Madrid, então de Carlos Queiroz, vencia no reencontro com o FC Porto, para o grupo F da liga milionária. Costinha deu vantagem aos dragões, num jogo em que Solari marcaria, entre os golos de Helguera e Zidane.

  • 9 dezembro 2003: Real Madrid-FC Porto, 1-1

Ao quarto duelo, Solari voltou a repetir a proeza e marcou ao FC Porto. Deu vantagem aos merengues, antes de Derlei empatar.