O grupo de trabalho da FIFA que visitou o Qatar para avaliar as condições do emirado para organizar o Mundial de 2022 sugeriu esta terça-feira que o torneio se realize no inverno, provavelmente nos meses de novembro e dezembro.
 
O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder deste grupo de trabalho, revelou, no final de uma reunião em Doha, que «as recomendações apontam para novembro ou dezembro, embora existam outras alternativas», referindo-se a janeiro ou fevereiro.
 
Ora estas sugestões vão ser analisadas na próxima reunião do Comité Executivo da FIFA, agendada para 19 e 20 de março, em Zurique, sendo de esperar que nessa altura sejam ratificadas pela própria FIFA.
 
O xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa referiu, de resto, que ao fim de seis meses de consultas e reuniões, todas as confederações mundiais concordam com as datas que permitem fugir às altas temperaturas do verão.
 
O representante do grupo de trabalho garantiu de resto que não faz parte das recomendações diminuir o número de 32 equipas e 64 jogos no Mundial 2022, mas que deve a prova deve ser encolhida no número de dias, realizando-se num espaço mais curto de tempo.
 
Recorde-se que esta recomendação do grupo de trabalho da FIFA colide com a vontade das ligas europeias, que preferem que o Mundial 2022 se realize entre abril e maio.