A Sérvia foi esta sexta-feira vencer a Albânia a Elbasan por 2-0, em jogo da 9ª jornada do Grupo I de qualificação para o Campeonato da Europa.

Além da rivalidade entre os dois vizinhos, os locais partiam em boa posição para alcançar o segundo lugar do Grupo, liderado por Portugal, a um ponto da Dinamarca, mas com menos um encontro realizado. Uma derrota da Dinamarca, esta quinta-feira, em Braga, deixava os albaneses em posição privilegiada para garantir a qualificação inédita para uma fase final.

Na memória de muitos estavam ainda os acontecimentos no primeiro jogo entre os dois países, na Sérvia, quando o jogo foi suspenso por tumultos, depois um drone transportar para o relvado uma bandeira da Grande Albânia.

Por tudo isto, a equipa de Giovanni De Biasi entrou na partida ao ataque, obrigando os sérvios a atenções redobradas. Com o 0-0 a prolongar-se no tempo, os sérvios chegaram mais perto da baliza de Berisha e festejaram mesmo, aos 36 minutos. Grande combinação entre Ljajic e Tadic, com o primeiro a finalizar, mas anulada por um choque entre Tosic e o guarda-redes albanês, que o impediu de fazer-se à jogada.

Radovan Curcic deixou o benfiquista Fejsa de início sentado no banco de suplentes (entrou aos 75), tal como o ex-jogador dos encarnados Sulejmani (entrou aos 54). Já Matic jogou de início, a par do antigo guarda-redes do Sporting Stojkovic.

Stojkovic, aos 76, negou o golo que apuraria os albaneses já hoje, com uma grande intervenção.

A derrota chegaria já nos descontos, por intermédio de Kolarov, depois de grande trabalho de Ljajic. O próprio confirmaria, segundos depois, o triunfo sérvio, com um segundo golo.

Com o desaire da Dinamarca em Braga, a Albânia fica a depender de um ponto na visita à Arménia para também fazer a festa.