O CSKA Sófia anunciou que vai homenagear Hristo Stoichkov, considerado o melhor jogador búlgaro de todos os tempos, com a colocação de uma estátua de bronze junto ao Estádio Balgarska Armia, numa cerimónia prevista para 20 de maio próximo.

O avançado alinhou sete temporadas pelo CSKA Sófia, antes de se transferir para o FC Barcelona, equipa onde cumpriu outras sete épocas. No clube catalão venceu a Liga dos Campeões de 1992, prova que contribuiu decisivamente para a conquista da Bola de Ouro do ano seguinte.

O escultor responsável pelo projeto, Kostadin Nenov, adiantou que a obra teve exigências peculiares do avançado búlgaro. «Stoichkov impôs-me condicionantes que pareciam triviais, mas que acabaram por ser decisivas para a obra. Decidimos que a estátua não poderia ser tão pequena e que a cabeça deveria olhar em frente, e não para cima, como estava definido», adiantou o escultor.

O ex-jogador escolheu ainda a fotografia de celebração do golo que marcou pela Bulgária, frente à Alemanha, no Mundial de 1994, para ser a «inspiração» da estátua de dois metros de altura. Stoichkov foi o melhor marcador dessa competição, que finalizou com a Bulgária no quarto lugar.

A cerimónia está marcada para 20 de maio e coincide com um jogo de homenagem ao búlgaro, em que estarão presentes outras referências do futebol como o argentino Diego Armando Maradona, o brasileiro Romário, o italiano Roberto Baggio e o alemão Lothar Matthaus.