O International Football Association Board (IFAB), organismo que dita as leis do futebol internacional, anunciou hoje que vai propor a manutenção das cinco substituições por jogo e rejeitar a proposta de alargamento dos intervalos para 25 minutos.

As medidas vão ser formalmente votadas na reunião executiva anual, agendada para 4 e 5 de março de 2022, na cidade suíça de Zurique.

Em maio de 2020, e muito em virtude da pandemia de covid-19, as cinco substituições foram autorizadas para facilitar a gestão da saúde e fadiga dos atletas, devido aos constrangimentos e retomar das competições.

Já a proposta da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) para alargamento dos intervalos das partidas para 25 minutos e possibilidade, por exemplo, da realização de espetáculos musicais ou outros durante a pausa, foi rejeitada pelo IFAB, que justificou com o «potencial impacto negativo no bem-estar e segurança dos futebolistas devido a um eventual maior período de inatividade» entre a primeira e a segunda parte dos desafios.