A Federação sueca de futebol puniu, esta sexta-feira, até final da época, o árbitro Martin Strömbergsson, por comentários racistas ao guarda-redes do Ostersunds, Aly Keita (na foto), que disputa a primeira liga de futebol do país.

O comité disciplinar da Federação provou que o árbitro de 43 anos, com experiência internacional, se virou para o guarda-redes internacional pela Guiné-Conacri, dizendo: «volta para a baliza para que te atirem bananas».

«Martin garante que não tinha nenhuma intenção racista quando disse isso. Não temos motivos para duvidar, mas entendemos que é uma expressão muito infeliz e, como é evidente, pode ser insultuosa. Depois do que aconteceu, pensamos que não é adequado que volte a apitar no que resta da época», refere o comité disciplinar, em comunicado.

Keita tinha revelado há algumas semanas, num programa de rádio sobre futebol que, durante um jogo na época passada, Strömbergsson lhe dissera: «cala-te e volta para a tua baliza, para que atirem bananas. As palavras tinham motivado a abertura de um inquérito pela Federação, com o árbitro a admitir os factos.

«Dizer ao guarda-redes para voltar para a jaula para que te atirem bananas é uma expressão que uso como brincadeira e que não tem qualquer associação à cor de pele. Errei, mas quero reiterar que nada tem a ver com o facto de Aly ter a pele escura», disse, notando que tinha pedido desculpas ao jogador após o jogo, não tendo problema em fazê-lo de novo. Contudo, Keita não ficou convencido. «Ele disse que era uma frase retórica, mas acho que talvez ele estivesse a tentar safar-se. Sei bem o que ele disse e houve outro jogador que também ouviu», explicou.

A Liga sueca iniciou há algumas semanas, vai na quinta jornada e tem fim previsto para 6 de dezembro, dois meses após o habitual, devido à pandemia da covid-19.