Ainda com uma jornada pela frente antes do Portugal-Suíça, o médio dos helvéticos, Granit Xhaka, está atento ao percurso do mais direto adversário no apuramento para o Mundial 2018. Por isso, o jogador de 25 anos até gostaria que Cristiano Ronaldo levasse um cartão amarelo com Andorra, para falhar o jogo final do Grupo B.

«Ele [Ronaldo] quer fazer todos os jogos para marcar golos e melhorar. Quem sabe se com os andorranos não é provocado. O amarelo a Ronaldo não seria mau para nós», referiu o médio do Arsenal.

Cristiano Ronaldo, sublinhe-se, viu um cartão amarelo no jogo na Hungria, que o coloca em risco de suspensão para a receção à Suíça.

Xhaka reconhece a importância de aproveitar o menos número de ocasiões de golo esperadas no desafio contra Portugal. «Não temos dez oportunidades, mas talvez duas ou três», admite, ambicionando uma equipa com «frieza» junto da baliza portuguesa.

Apesar de ter Portugal à perna, Xhaka está confiante que a Suíça se qualifique diretamente «com 28 ou mesmo 30 pontos».

Nesta altura, com duas jornadas por cumprir, os helvéticos lideram com 24 pontos, mais três do que Portugal. Recebem a Hungria este sábado, ao mesmo tempo que a equipa de Fernando Santos joga na Andorra (19h45).