A UEFA confirmou esta terça-feira a abertura de um processo ao Real Madrid, ao Barcelona e à Juventus devido ao projeto da Superliga Europeia, na sequência de investigações disciplinares conduzidas por inspetores da parte da Ética e da Disciplina do organismo.

«No seguimento de uma investigação conduzida pelos inspetores de Ética e Disciplina da UEFA, sobre a aclamada Superliga, foi aberto um processo disciplinar contra o Real Madrid, o Barcelona e a Juventus por potencial violação do quadro jurídico da UEFA», refere o organismo presidido por Aleksander Ceferin, em comunicado, ao início da noite desta terça-feira, sem prestar esclarecimentos adicionais.

A 12 de maio, a UEFA tinha anunciado investigações disciplinares a ações destes três clubes, que permaneceram no projeto da Superliga Europeia, inicialmente anunciado com um total de 12 clubes, a 18 de abril.

Nove desses clubes, nos dias que se seguiram ao anúncio, desistiram: Liverpool, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Tottenham, Arsenal, Milan, Inter de Milão e Atlético de Madrid.