O ministro do Desporto da Malásia ameaçou suspender a federação de futebol daquele país depois de a seleção malaia ter sido goleada por 10-0 pelos Emirados Árabes Unidos, em jogo na qualificação para o Mundial2018.

Khairy Jamaluddin anunciou estar a preparar medidas «drásticas» contra a federação, na sequência da goleada sofrida na passada quinta-feira, que já resultou na saída de Dollah Salleh do comando técnico da seleção.

O governante quer saber se os dirigentes federativos se sentem «qualificados para a função, que já exercem há tempo suficiente e sem resultados».

«Eu posso suspender a federação, tal como a Indonésia fez», ameaçou Jamaluddin, reconhecendo tratar-se do «último recurso», por poder desencadear sanções por parte da FIFA, que suspendeu os indonésios das competições internacionais.

A crise no futebol malaio começou a acentuar-se com o empate caseiro frente a Timor-Leste (1-1), a 11 de junho, seguido da goleada sofrida na receção à Palestina (6-0), cinco dias depois.

A Malásia divide com Timor-Leste o último lugar do Grupo A de qualificação asiática para o Mundial2018, com um ponto cada, e vai receber na terça-feira a Arábia Saudita, que lidera o agrupamento com os mesmos pontos dos Emirados Árabes Unidos.