O Qatar, o Japão e o Uzbequistão arrancaram com vitórias as respetivas participações na Taça da Ásia, que está a realizar-se nos Emirados Árabes Unidos.

A seleção do Qatar, com o português naturalizado qatari Pedro Correia a titular, venceu o Líbano por 2-0 com golos de Bassam Hisham (65m) e Almoez Ali, ao minuto 79.

O Japão, recordista de vitórias no torneio (4), também entrou com o pé direto, ao levar a melhor sobre o Turquemenistão por 3-2. Arslanmyrat Amanov ainda levou os turcomenos para o intervalo em vantagem, mas a seleção nipónica virou com dois golos no espaço de cinco minutos. Yuya Osako marcou ao minuto 56 e voltaria a marcar à hora de jogo. Aos 71 minutos, Ritsu Doan fez o 3-1. O melhor que o Uzbequistão conseguiu foi reduzir à entrada para os últimos dez minutos numa grande penalidade convertida por Ahmet Atayev.

Em jogo a contar para o mesmo grupo de Japão e Turquemenistação («E»), o Uzbequistão levou a melhor sobre Omã por 2-1, com decisivo, da autoria de Eldor Shomurodov, a ser apontado já nos minutos finais.