O Qatar garantiu esta terça-feira a qualificação para a final da Taça Asiática ao golear o anfitrião Emirados Árabes Unidos, por 4-0, na segunda meia-final do torneio, marcando encontro com o Japão para a discussão do título continental na próxima sexta-feira.

Akram Afil esteve em especial destaque com assistências para os dois primeiros golos, marcados ainda na primeira parte, por Khouki (22m) e Almoez Ali (37m). Na ponta final do jogo, o capitão Al Haidos aumentou a vantagem para 3-0, aos 81 minutos, com um chapéu sobre o guarda-redes Khalid Essa.

Os Emirados acabaram o jogo reduzidos a dez, por expulsão de Ismail Ahmed, já em tempo de compensação, antes de Hamid Ismael fechar o resultado em 4-0.

A equipa do Qatar, que contou com o português naturalizado Pedro Correia no lado direito da defesa, vai agora enfrentar o Japão, quatro vezes vencedor da prova, a última delas em 2011, depois de os nipónicos terem afastado o Irão, de Carlos Queiroz (3-0).

Apesar de ter tido maior posse de bola e de ter feito vários remates enquadrados, a equipa anfitriã não foi capaz de se apurar para a final que poderia disputar em casa, depois de ser terceira classificada em 2015.

Na sexta-feira, a equipa catari vai defrontar o tetracampeão Japão, no jogo que decide o sucessor da Austrália como detentor do troféu, sendo que os nipónicos são a equipa mais bem-sucedida do torneio.

Vitórias em 1992, em casa, 2000, 2004 e 2011 conferem aos japoneses o estatuto de favorito, tendo eliminado outro candidato, o Irão de Queiroz, nas meias-finais.

Os japoneses venceram os três jogos na fase de grupos e ainda não sofreram golos na fase a eliminar, com Arábia Saudita (1-0), Vietname (1-0) e Irão (3-0), um registo igualado pelo Qatar, com Iraque (1-0), Coreia do Sul, de Paulo Bento (1-0), e, agora, com os Emirados (4-0).

O Qatar melhora ainda o registo na fase de grupos em que também venceu os três jogos sem consentir um único golo, chegando à final com a baliza inviolável.

A final está marcada para as 18h00 locais (14h00 em Lisboa), no Estádio Mohammed bin Zayed, na capital Abu Dhabi.