O Grêmio continua a defender o título de campeão da Taça Libertadores, ao garantir a passagem aos quartos de final da prova depois de eliminar o Estudiantes nos penáltis.

A equipa brasileira tinha perdido por 2-1 na Argentina, mas em Porto Alegre conseguiu vencer pelo mesmo resultado e levar a eliminatória para o desempate por penáltis, onde acabou por ser mais eficaz.

Embalado pelo público, o Grêmio adiantou-se no marcador logo aos seis minutos, com um golo de Everton, recém-chamado à seleção brasileira. So que apenas três minutos depois o Estudiantes empatou, por Lucas Rodríguez, num dos dois remates que fez à baliza durante todo o encontro.

O golo que empatou a eliminatória apareceu, de forma dramática, ao minuto 90+2. Alisson levou a decisão para a marca de onze metros e Marcelo Grohe defendeu o segundo penálti da formação argentina.

O ex-sportinguista André, que tinha entrado ao minuto 70, ficou com a responsabilidade de marcar o quinto penálti e carimbou a passagem do Grêmio.

A formação brasileira vai agora defrontar o Atlético Tucumán, apurado apesar da derrota no reduto do Atlético Nacional (1-0), já que tinha vencido na primeira mão por 2-0.