Em plena crise na Europa, o mercado de futebol está mais animado do que nunca e promete bater todos os recordes até ao final de agosto. Luis Suárez (Barcelona) e James Rodríguez (Real Madrid) entraram diretamente para o top dos cinco jogadores mais caros de sempre e as dez maiores transferências deste verão, todas juntas, aproximam-se já dos 500 milhões de euros. Números impressionantes, mas que, ao que tudo indica, podem ainda crescer ao longo do próximo mês de agosto. Clubes como Mónaco, Liverpool, Manchester United e City têm ainda margem de manobra para investir, enquanto outros, como o Paris Saint-Germain, esperam vender primeiro para depois voltarem a gastar. O Maisfutebol foi à procura dos frutos mais apetecidos que ainda estão disponíveis no mercado.



Real Madrid e Barcelona continuam a ser os principais dinamizadores do mercado. O clube catalão tinha gasto mais de 81 milhões de euros para comprar Luis Suárez ao Liverpool e o rival merengue não se ficou atrás e investiu 80 milhões na contratação de James Rodríguez. O quarto e quinto jogadores mais caros de sempre numa lista em que os dois espanhóis dominam em toda a linha. A equipa de Madrid é responsável por seis nomes no top-ten dos jogadores mais caros de sempre, entre os quais estão os portugueses Luís Figo e Cristiano Ronaldo, enquanto a equipa catalã também tem três nomes nessa mesma lista. O Paris Saint-Germain, com a compra de Cavani ao Nápoles, na temporada passada, é o único intruso neste top-ten.

As dez maiores transferências da história:
  1. Cristiano Ronaldo (Manchester United/Real Madrid), 94ME
  2. Gareth Bale (Tottenham/Real Madrid), 91ME
  3. Neymar (Santos/Barcelona), 86,2ME
  4. Luiz Suarez (Liverpool/Barcelona): 81ME
  5. James Rodríguez (Mónaco/Real Madrid): 80ME
  6. Zinedine Zidane (Juventus/Real Madrid), 75ME
  7. Zlatan Ibrahimovic (Inter/Barcelona), 70ME
  8. Kaka (Milan/Real Madrid), 67,2ME
  9. Edson Cavani (Nápoles/Paris Saint-Germain), 64ME
  10. Luís Figo (Barcelona/Real Madrid), 61,7ME



A compra de James Rodríguez foi a última abanar o mercado e deixou o Mónaco com os bolsos cheios. Oitenta milhões de euros que o Real Madrid espera recuperar em poucos meses com a venda de camisolas. Oitenta milhões de euros que o clube do Principado já anunciou que tem a intenção de os gastar até ao final do verão.

O Manchester United, apesar de já ter investido 82 milhões de euros nas contratações de reforços como Luke Shaw (Southampton) e Ander Herrera (At. Bilbao), diz que tem um «orçamento ilimitado» para atender a todas as necessidades de Van Gaal. E a verdade é que a equipa de Old Traffford, depois do acordo com a Adidas, avaliado em 900 milhões de anos, tem dinheiro para gastar.

Ao vizinho City também não falta liquidez e, a qualquer momento, pode abanar o mercado com propostas irrecusáveis. O Liverpool, também abonado com a venda de Suárez, também ainda está ativo, particularmente à procura de um avançado para substituir o uruguaio. A solução pode passar por Cavani. O PSG admite vender o avançado para depois investir em Di María.

As dez maiores transferências do verão de 2014 (em milhões de euros)
  1. Luiz Suarez (Liverpool/Barcelona): 81ME
  2. James Rodríguez (Mónaco/Real Madrid): 80ME
  3. David Luiz (Chelsea/Paris Saint-Germain): 49,5ME
  4. Diego Costa (At. Madrid/Chelsea): 42ME
  5. Luke Shaw (Southampton/Manchester United): 42ME
  6. Alexis Sánchez (Barcelona/Arsenal): 41ME
  7. Ander Herrera (At. Bilbao/Manchester United), 40ME
  8. Cesc Fabregas (Barcelona/Chelsea), 37ME
  9. Adam Lallana (Southampton/Liverpool), 35ME
  10. Toni Kroos (Bayern Munique/Real Madrid), 30ME

Dez potenciais alvos do mercado até ao final de agosto:



Di María (Real Madrid)
Foi uma das figuras do Campeonato do Mundo, mas a chegada de James Rodríguez retira-lhe espaço no Real Madrid que conta ainda com Cristiano Ronaldo e Gareth Bale para os extremos. O PSG já terá negociado um acordo com o jogador, mas antes de comprar, precisa de vender Cavani, até porque já recebeu um aviso da UEFA e está obrigado a respeitar as regras de fair-play financeiro. O Mónaco, com a carteira recheada, também pode entrar na corrida pelo argentino. Em Espanha já se diz que o Real Madrid pode conseguir um encaixe a rondar os 65 milhões de euros, o que seria a maior venda de sempre dos merengues depois da saída de Mezut Özil para o Arsenal (50M€)..



Isco (Real Madrid)
Outro jogador que vê o espaço reduzido no Real Madrid com as chegadas de Kroos e James e que está a ser tentado pelo Manchester City. Foi Manuel Pellegrini que lançou o jovem de 22 anos no Málaga e o treinador chileno está determinado a reforçar o campeão inglês com o internacional espanhol.



Khedira (Real Madrid)
Há um ano saiu Mezut Özil (Arsenal) e ficou Khedira. Agora chegou Toni Kroos e Khedira poderá também sair. O Arsenal já esteve muito perto de o levar, mas recuou perante o salário que o campeão do Mundo aufere em Madrid. Chelsea e Manchester United também podem entrar nesta corrida. Um jogador que saiu valorizado do Mundial do Brasil.



Edson Cavani (PSG)
Depois do forte investimento nos últimos anos, a equipa do Parque dos Príncipes foi das primeiras a abanar o mercado com a compra de David Luiz (49,5ME), mas agora precisa de vender para voltar a comprar, até porque já terá um acordo apalavrado com Di María. Cavani ainda não se apresentou depois do Campeonato do Mundo e pode estar de saída. O Liverpool, depois de vender Suárez, procura um avançado que pode mudar de nome e manter a nacionalidade. A verdade é que o PSG partiu em digressão rumo a Hong Kong e o avançado ficou em Paris.



Falcao (Mónaco)
Até sofrer a lesão que o afastou do Campeonato do Mundo era apontado como um dos jogadores mais apetecidos do mercado. Os grandes, particularmente o Real Madrid, continuam atentos à evolução da condição física do avançado que ainda pode mudar de camisola este ano. O Chelsea de Mourinho também terá o colombiano debaixo de olho. As últimas notícias davam contam de um possível empréstimo a troco de 12,5 milhões de euros.



Balotelli (Milan)
O polémico avançado italiano é sempre notícia quando o mercado está aberto. Agora volta-se a falar com insistência num possível regresso à Premier League, embora não seja conhecida nenhuma proposta oficial, fala-se no interesse do Arsenal. O Milan, incomodado com as notícias, já veio a público garantir que Balotelli vai ficar, mas nunca se sabe.


Arturo Vidal (Juventus)
O internacional chileno era uma das principais figuras da Juventus e já foi dado como certo no Manchester United, numa situação que terá levado Antonio Conte a abandonar a «vecchia signora». A verdade é que o jogador continua de férias e, até ao momento, ainda nenhum dos clubes oficializou o acordo.



Paul Pogba (Juventus)
Outro dos jogadores mais pretendidos da Juventus. O internacional francês foi eleito melhor jogador jovem do Campeonato do Mundo e a imprensa inglesa fala numa proposta irrecusável do Chelsea (60 milhões de libras/75,8 milhões de euros).



Schneijder (Galatasaray)
O internacional holandês do Galatasaray também estará na órbita do Manchester United. Van Gaal terá um contato privilegiado com o jogador, mas o Mónaco também pode entrar na corrida, particularmente, depois de ter perdido James.



Fernando Torres (Chelsea)
Depois de três anos sem convencer no Chelsea, «El Niño» pode estar de saída. Em Espanha fala-se num possível regresso ao Atlético Madrid, mas os colchoneros podem ser ultrapassados pelo abastado Mónaco.



Lukaku (Chelsea)
Outro jogador que não caiu nas boas graças de José Mourinho que já o emprestou por duas vezes (WBA e Everton). Os «Blues» já anunciaram que, desta vez, veio para ficar, mas não faltam interessados se o treinador português voltar a torcer o nariz.


[artigo original: 11h08]