A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) informou esta quinta-feira que Zinedine Zidane e Didier Deschamps foram distinguidos, respetivamente, com os prémios de melhor treinador e selecionador de 2018.

Zidane repetiu o galardão de 2017 e bateu por larga margem Jürgen Klopp (2.º) e Pep Guardiola (3.º), enquanto o compatriota, campeão do Mundo este ano, superou a concorrência de Zlatko Dalic (Croácia) e de Roberto Martínez (Bélgica), que completaram o pódio por esta ordem.

Na lista divulgada pela IFFHS estão ainda os nomes de José Mourinho e Carlos Queiroz. O treinador do Manchester United foi 14.º entre os treinadores, enquanto o selecionador do Irão ficou em 11.º na categoria dos técnicos nacionais.

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol começou na terça-feira a revelar os nomes dos melhores de 2018 em várias categorias. Luka Modric foi considerado o melhor jogador do ano, à frente de Lionel Messi e Eden Hazard, numa lista onde Cristiano Ronaldo, que nunca foi distinguido por esta entidade, encerra o top-10.

De referir que o belga Thibaut Courtois foi eleito o melhor guarda-redes, sucedendo a Gianluigi Buffon.