O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deu esta segunda-feira parecer positivo à integração de Gibraltar como membro da FIFA.

Recorde-se que o organismo que tutela o futebol à escala mundial tinha recusado em 2014 a integração do pequeno território britânico situado na zona sul de Espanha. Depois de analisado o recurso, o tribunal ordenou agora à FIFA que tome «todas as medidas necessárias para admitir a Federação de Futebol de Gibraltar como membro assim que possível».

Gibraltar já era membro da UEFA desde 2013 e disputou a fase de apuramento para o Europeu de França, que se realiza no próximo verão.

Entretanto, a FIFA já se pronunciou acerta da deliberação do TAS. Num breve comunicado, o organismo refere que o assunto será discutido na próxima reunião de conselheiros, agendado para 9 e 10 de maio, onde serão decididas as seguintes medidas a tomar. O próximo Congresso da FIFA terá lugar a 12 e 13 de maio na Cidade do México, altura em que Gibraltar poderá ser oficializado como membro do organismo.