O ex-jogador do FC Porto Anderson vai abandonar a carreira de futebolista aos 31 anos.

O anúncio foi feito pelo presidente do Adana Demirspor, clube da segunda divisão turca com o jogador tinha contrato até 2021 e ao qual vai continuar vinculado noutras funções. 

«Anderson decidiu deixar o futebol e aceitar um cargo como representante nas relações externas. O jogador aceitou reduzir o seu vencimento anual de 600 mil euros para 200 mil e continuará a trabalhar no nosso clube», revelou o presidente Murat Sancak em declarações à Radyospor do seu país.

O dirigente máximo do Adana Demirspor acrescentou também o antigo internacional brasileiro terá direito a um jogo de despedida já no próximo mês: «Faremos um particular com o Besiktas, em Adana, a 12 de outubro. Será um jogo de despedida com a presença dos amigos de Anderson.»

Anderson Luís Oliveira despontou no Grémio de Porto Alegre, clube ao qual o FC Porto o contratou em 2005/06. O médio brasileiro representou ainda o Manchester United, Fiorentina, Internacional, Curitiba e, desde agosto de 2018, Adana Demirspor. 

Na sua carreira, Anderson conquistou uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes e quatro Ligas Inglesas, pelo Manchester United, bem como, entre outros troféus, uma Copa América pelo Brasil, em 2007. Em Portugal, ao serviço dos dragões, Anderson venceu duas Ligas, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.