O treinador belga Paul Put, de 59 anos, deixou esta quarta-feira o comando da seleção da Jordânia devido a problemas de saúde, revelou a federação jordana (JFA).
 
A federação adianta ainda que o técnico-adjunto Abdallah Abu Zema assume a seleção, tendo em conta que Paul Put renunciou face a um problema de saúde que o obrigará a constante apoio médico e supervisão.
 
No último mês a Federação de Futebol da Jordânia tinha suspendido o treinador belga, enquanto aguardava um esclarecimento em relação a uma condenação de Paul Put na Bélgica, por viciação de resultados.
 
Um tribunal belga decretou uma pena de prisão de dois anos e a imediata detenção do treinador, considerando que Paul Put permitiu que um empresário chinês subornasse jogadores quando se encontrava a treinar o Lierse.
 
Put foi um dos envolvidos, entre treinadores, jogadores, diretores e empresários, num esquema de viciação de jogos, entre 2004 e 2006, e foi condenado, primeiro com pena suspensa e depois efetiva, no tribunal de recurso.
 
A FIFA não estendeu a jurisdição da decisão para fora da Bélgica, permitindo assim que continuasse a treinar seleções como a Gâmbia, o Burquina Faso e, mais recentemente, desde junho, a Jordânia.