O ministério do Interior do governo francês publicou este sábado uma ordem ministerial que impede a deslocação de adeptos do Lyon, um dos adversários do Benfica na Liga dos Campeões, a Marselha, para o jogo da liga francesa que está marcado para a noite de domingo.

As indicações são bem específicas e, além de impedir a presença de adeptos do Lyon no jogo, impede mesmo a deslocação dos adeptos à cidade de Marselha. «A ordem diz respeito a todas as pessoas que se apresentem na qualidade de adeptos do Lyon ou se comportem como tal de aceder ao Estádio Vélodrome, de circular ou estacionar na via pública».

Uma decisão extrema que o ministério do Interior explica com os «constantes problemas de ordem pública» e «comportamento violento» dos adeptos do Olympique, referindo a existência de vários precedentes de «rixas entre adeptos» e «violência contra as forças de ordem» entre 2016 e o Nimes-Lyon de 24 de maio último.

Além dos casos de violência dos adeptos do Lyon, o ministério Público também aponta o mesmo dedo aos adeptos do Marselha e a certos grupos que também promovem a violência. Um barril de pólvora, recorda ainda o governo, se juntarmos a isto tudo a «forte rivalidade» histórica entre os dois emblemas da liga francesa.