Apito final, invasão de campo e história feita! Podia ser um filme de Hollywood, mas é bem real.
O Wrexham garantiu, este sábado, a subida ao Championship inglês.
No Racecourse, foi feita história, com a vitória por 3-0 ante o Charlton, na 45.ª e penúltima jornada.
Hoje ninguém dorme em Wrexham 😂#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #EFLLeagueOne #Wrexham #Charlton pic.twitter.com/c481s1QCPE
— sport tv (@sporttvportugal) April 26, 2025
Em campo, não foi o músico, mas foi o Sam Smith do Wrexham a ser o grande protagonista, ao bisar na partida, com golos aos 18 e 81 minutos, para fechar um triunfo iniciado com o golo de Ollie Rathbone, ao minuto 15.
Sam Smith a dar música ao Charlton 🎵#sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #EFLLeagueOne #Wrexham #Charlton pic.twitter.com/foPFImSKRa
— sport tv (@sporttvportugal) April 26, 2025
Os atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney viram concretizado um sonho. E o clube da série (esse mesmo), que esteve na quinta divisão inglesa de 2008 a 2023, fez história, ao tornar-se o primeiro clube a subir por três épocas consecutivas nas cinco primeiras divisões de Inglaterra. Em 2023 subiu à League Two, em 2024 à League One e, agora, volta ao segundo principal campeonato inglês 43 anos depois da última vez, em 1981/82.
Logo após o apito final, a maioria dos mais de 12 mil adeptos entraram no relvado para festejar a promoção do terceiro clube de futebol mais antigo do mundo, fundado em 1864.
Sam Smith a bisar para garantir a subida do Wrexham 🤩 #sporttvportugal #FUTEBOLnaSPORTTV #EFLLeagueOne #Wrexham #Charlton pic.twitter.com/aDh1Je9bP0
— sport tv (@sporttvportugal) April 26, 2025
O Wrexham soma agora 89 pontos, no segundo lugar da League One, menos 13 do que o já campeão e também promovido Birmingham City, que soma 102. Stockport (84 pontos), Wycombe Wanderers (84) e Charlton (82) vão ao play-off para subir e, na última jornada, a última vaga para o play-off, via sexto lugar, vai ser disputada entre Leyton Orient e Reading, ambos com 75 pontos.
Da série à realidade (e como os adeptos salvaram o clube)
Ryan Reynolds e Rob McElhenney adquiriram o clube no início de 2021 e o transformaram-no num fenómeno de popularidade, potenciado pelo documentário Welcome to Wrexham, que acompanhou todo o processo, ainda com o Wrexham na quinta divisão.
O passado recente do clube dá ainda mais enredo a esta história. Há pouco mais de uma década, o Wrexham esteve à beira da extinção, por causa das dívidas acumuladas pela gestão do proprietário anterior, Alex Hamilton, entre elas uma dívida de 200 mil euros ao fisco.
LEIA MAIS: Na história de Hollywood do Wrexham a segunda temporada é melhor do que a primeira
1984: o ano em que o Wrexham chocou o Estádio das Antas
O Wrexham viveu os seus melhores dias no final da década de 70, início da década de 80. Em 1978, os Red Dragons foram campeões da terceira divisão e competiram no segundo escalão britânico. Nessa mesma temporada chegaram aos quartos-de-final da FA Cup.
O acesso às provas da UEFA foi conseguido por ser o melhor representante da federação do País de Gales. Foi nessa condição que se qualificou em oito ocasiões e que na temporada de 1975/76 chegou aos quartos-de-final da extinta Taça das Taças.
E foi também na Taça das Taças que na temporada de 1984/85 chocou o futebol português, após eliminar o FC Porto – que tinha sido finalista vencido na edição anterior – logo na primeira ronda da defunta prova.
Segue-se agora um regresso ao passado, mas com olhos postos no futuro. Em 2025/26, o Wrexham é de Championship.