O remodelado Milan perdeu diante do Borussia Dortmund por 1-3 no arranque do International Champions Cup, o super-torneio de pré-temporada que junta os principais emblemas do futebol europeu com jogos na China, Estados Unidos e Singapura. Ainda sem André Silva [regressou há dois dias de férias], os rossoneri contaram com um forte apoio do público chinês em Guangzhou, mas, sob chuva, não conseguiram contrariar a eficácia dos alemães, com um inspirado Pulisic (está nos três golos) e um demolidor Aubameyang.

A equipa alemã, agora sob o comando de Peter Bosz, assumiu desde o início o comando do jogo, demonstrando maior entrosamento do que os italianos que, apesar do intenso investimento no mercado, iniciaram o jogo apenas com dois reforços: Ricardo Rodríguez e Frank Kessié. O Dortmund, ainda sem Raphael Guerreiro, a recuperar e lesão, colocou-se em vantagem aos 16 minutos, na sequência de m passe atrasado de Pulisic que que permitiu ao turco Sahin rematar de fora da área, com o pé esquerdo, sem hipóteses para Storari.

Três minutos depois, Pulisic invadiu a área e foi derrubado por Paletta. Na marca de castigo máximo, Aubameyang, que terá tentado forçar a saída do Borussia para o…Milan neste defeso, atirou a contar para o 2-0. Quando tudo apontava para uma goleada dos alemães, o Milan reduziu, aos 24 minutos, na sequência de uma iniciativa individual de Carlos Bacca. O avançado colombiano pegou na bola, desembaraçou-se de dois adversários no meio-campo e, ainda bem longe da baliza de Weidenfeller, desferiu uma trivela que levantou as bancadas repletas de chineses, a maioria dos quais a torcer pelo clube italiano que investe há mais anos no marketing neste país.

Ao fim da primeira meia-hora, numa altura em que chovia com mais intensidade, fez-se uma pausa no jogo, de poucos minutos, para os jogadores recuperarem fisicamente perante as elevadas temperaturas que se faziam sentir. Até ao intervalo, o Dortmund esteve mais tempo por cima do jogo, Aubameyang teve nova oportunidade, mas o Milan também podia ter chegado ao empate num bom lance desenhado por Borini, mais uma vez com Bacca no lance.

O Milan entrou com mais reforços para o segundo tempo – Musacchio e Çalhanoglu - e conseguiu equilibrar a contenda, mas Pulisic, que já tinha estado nos dois primeiros golos, voltou a aparecer em evidência, na-sequência de um rápido contra-ataque conduzido por Gonzalo Castro, com o norte-americano a oferecer o terceiro golo a Aubameyang.

Um golo que matou o jogo, tendo em conta as muitas substituições que os treinadores continuaram a promover desde o banco, quebrando definitivamente o ritmo do jogo que contou ainda com nova pausa para os jogadores recuperarem do intenso esforço físico.

O Dortmund terminou a sua participação na Internacional Champions Cup na China, mas o Milan vai ainda medir forças com o Bayern Munique.

As equipas apresentaram as seguintes formações iniciais:

MILAN: Storari; Abate, Paletta, Zapata, Rodriguez; Kessié, Mauri, Bonaventura; Borini, Bacca, Niang.

Jogaram ainda: G., Antonelli, Gabbia, Gomez, Musacchio, Calhanoglu, Crociata, Sosa, Zanellato, Cutrone.

B. DORTMUND: Weidenfeller, Zagadou, Bartra, Sokratis, Piszczek, Sahin, Castro, Rode, Aubameyang, Dembele e Pulisic.

Jogaram ainda: Subotic, Emre Mor, Götze, Alexander Isak, Schürrle, Kagawa, Schmelzer, Passlack e Reimann.

Marcadores: Sahin (16m), Aubamayang (19m, gp) e Bacca (24 e 62m).