A época 2021/2022 caminha para a fase das maiores decisões e praticamente todas as equipas conhecem a sensação de todos os resultados possíveis dentro de campo: vitória, empate e derrota. Porém, há ainda, em Portugal, vários clubes que não sabem o que é perder nos respetivos campeonatos: é o plantel dos invencíveis.

O caso mais evidente está na elite no futebol português e é, claro está, o FC Porto. Os azuis e brancos, comandados por Sérgio Conceição, são mesmo os únicos, nos campeonatos nacionais, sem qualquer derrota na liga que disputam.

Na I Liga, II Liga, Liga 3 e Campeonato de Portugal, todos os restantes clubes já perderam pelo menos um encontro a contar para o campeonato. Ao fim de 27 jornadas, o FC Porto vai mantendo o registo de invencibilidade, que só encontra paralelismo nos campeonatos distritais.

E é nesses, do distrito de Braga até ao de Beja, passando pela Guarda ou pelo arquipélago dos Açores, que se encontram mais de uma dezena de clubes ainda invencíveis nos respetivos campeonatos.

Nos distritais, a Associação de Futebol de Braga é a ‘campeã’ nesta estatística, dado que ainda tem cinco clubes filiados sem desaires nos campeonatos que disputam. A associação da Horta tem dois clubes neste lote e Algarve, Angra do Heroísmo, Beja, Bragança, Guarda, Portalegre, Santarém e Viseu também têm resistentes neste plantel.

Nem sempre são falados, mas têm, já numa fase adiantada da época, o mérito de ainda terem a zeros o registo de derrotas no campeonato.

Nas jornadas disputadas neste fim-de-semana, e após a análise iniciada pelo Maisfutebol na última semana, cinco clubes caíram desta lista: Águias da Graça (AF Braga), Lusitano Évora (AF Évora), GD Pelariga (AF Leiria), GD Forense (AF Santarém) e Mortágua (AF Viseu). FC Roriz B, At. Reguengos, Figueiró dos Vinhos, Águias Alpiarça e ACDR Lamelas tiveram, respetivamente, a proeza de impor a primeira derrota àqueles emblemas nos seus campeonatos.

Veja, na galeria associada, quem são estes invencíveis.

Nota: a análise do Maisfutebol neste artigo contempla todos os campeonatos oficiais em Portugal, desde a I Liga até aos distritais de cada associação, no escalão sénior masculino. As taças, nomeadamente a Taça de Portugal, Taça da Liga e as distritais, não são contempladas na análise.

Artigo original; 16 março, 10h00. Atualizado semanalmente.