A Islândia foi esta sexta-feira a Eskişehir bater a Turquia por uns expressivos 3-0, em jogo do Grupo I da fase de qualificação para o Mundial2018.

A jogar em casa, a formação orientada por Mircea Lucescu procurava vencer os islandeses para ascender ao último lugar de acesso ao Campeonato do Mundo. No entanto, os turcos acabaram por esbarrar no pragmatismo da Islândia.

No espaço de sete minutos, a Turquia viu-se a perder por dois golos de diferença. Aos 32’ Johann Gudmundsson inaugurou o marcador e volvidos apenas sete minutos, Birkir Bjarnason fez o segundo golo da partida.

No início da etapa complementar Arnason fixou o 3-0 final e acabou com qualquer esperança turca em marcar presença na Rússia no próximo verão. Com este resultado, a Islândia assegurou o play-off.

No outro jogo deste grupo, a Croácia esbanjou uma soberana oportunidade para ficar às portas do Mundial2018.

Os croatas estiveram a vencer a Finlândia, graças a um golo de Mario Mandzukic. Contudo, nos instantes finais, a equipa comandada por Cacic permitiu o tento do conjunto do norte da Europa, assinado por Soiri.

Por último, a Ucrânia derrotou o Kosovo por 2-0 e aproximou-se do segundo lugar, agora ocupado pela Croácia.

Frente ao última classificado do grupo, os ucranianos apenas conseguiram fazer mexer o marcador na segunda metade. Um autogolo de Paqarada e um golo de Yarmolenko permitiram aos ucranianos igualar a Croácia no segundo lugar.

Feitas as contas, a Islândia lidera com 19 pontos, mais dois que a Croácia e a Ucrânia.

Na última jornada, a Ucrânia vai receber os croatas  enquanto a Islândia mede forças com o Kosovo. Por sua vez, Finlândia e Turquia apenas vão jogar para cumprir calendário.