José Mourinho aceitou o convite de Shimon Peres, prémio Nobel da paz e vice-primeiro-ministro israelita, para desempenhar o cargo de Enviado Especial para o Desporto e a Paz. A decisão foi anunciada esta segunda-feira pelo Centro Peres para a Paz, segundo a agência Lusa.
A empresa do agente desportivo Jorge Mendes e actual empresário de Mourinho, a Gestifute, adoptou duas escolas de futebol mistas de crianças israelitas e palestinianas. Este gesto do técnico do Chelsea fez com que o número de escolas de futebol participantes no projecto do Centro Peres para a Paz aumentasse para 14.
Este projecto, que promove os valores da paz e da cooperação humana, conta já com mais de 800 crianças israelitas e palestinianas. As crianças jogam futebol regularmente e recebem apoio nos seus trabalhos escolares.
Na qualidade de Enviado Especial, Mourinho promoverá o conhecimento das actividades do projecto junto da comunidade internacional de futebol. Há algumas semanas, o técnico português esteve em Israel a convite do Centro Peres para a Paz, tendo participado em diversas acções com crianças e treinadores dos dois países envolvidos.