A Espanha recebeu e venceu a Itália por 3-0 e deu um passo de gigante rumo ao Mundial 2018.

As duas seleções estavam empatadas na liderança do grupo, com 16 pontos, e em Madrid o primeiro lugar deixou de ser partilhado.

O conjunto de Lopetegui apresentou-se sem avançado, com Asensio como falso nove, e deu um recital de futebol aos italianos, com Isco a brilhar. O médio do Real Madrid, a jogar em casa, marcou dois golos na primeira parte e assinalou inúmeros lances de mestria.

Aos 14 minutos, Isco fez o primeiro de livre direito e aos 40' aumentou a contagem num remate fora da área.

No segundo tempo, os espanhóis controlaram e Morata, que saltou do banco para o lugar de Iniesta, ovacionado no Bernábeu, fez o terceiro a passe de Sergio Ramos.

Perto do fim, Lopetegui retirou Isco do campo, também ele ovacionado, para dar lugar a David Villa, que volta a somar internacionalizações. O avançado estava de fora desde o Mundial de 2014.

Assim a Espanha lidera com 19 pontos, mais três que os italianos, quando faltam jogar três jornadas. Este triunfo quebra uma sequência de 11 anos sem perder da Itália em qualificações, quer para Mundiais quer para Europeus, que é recorde mundial. 

A última vez que a Squadra Azzurra perdera foi a 6 de setembro de 2006 com a França (3-1), na qualificação para o Europeu 2008. Govou bisou e Thierry Henry marcou para a seleção gaulesa. Gilardino marcou o golo italiano. Num apuramento para Campeonato do Mundo, a última derrota verificou-se em 2004, frente à Eslovénia.

No outro jogo do grupo G, a Macedónia surpreendeu ao vencer em Israel por 1-0, somando a segunda vitória apenas na qualificação.