Festa da consagração da Juventus, uma semana depois de ter garantido o «scudetto», com uma vitória em casa sobre a Atalanta (3-1), na derradeira jornada da Série A, abrilhantada com um golo de Del Piero que, ao fim de dezanove anos no clube de Turim, sai pela porta grande, com o seu nome a ecoar nas bancadas do novo estádio do campeão italiano. A «vecchia signora» confirma a conquista do título sem derrotas, o que acontece pela primeira vez, com o campeonato com vinte equipas, e com a marca notável de 84 pontos.

A festa começou cedo, com Marrone a abrir o marcador, logo aos dez minutos, com um forte remate que ainda bateu no ferro antes de entrar, mas o grande momento estava reservado para o minuto 28, quando Del Piero recolheu uma bola à entrada da área e, ao seu melhor estilo, atirou em jeito para o segundo golo. Juntava-se a festa do título à homenagem ao jogador mais influente do clube nos últimos anos. Uma homenagem sentida de um estádio inteiro a aplaudir o avançado. Foi o 289º golo do número dez em 704 jogos com a camisola «bianconera».

O avançado ainda teve direito a mais uma reforçada dose de aplausos quando, já na segunda parte, foi substituído por Simone Pepe. A Atalanta ainda reduziu, com um desvio infeliz de Lichtsteiner para a própria baliza, a sete minutos do final, mas a festa era mesmo da Juventus e Barzagli teve a última palavra, já em tempo de descontos, desde a marca de grande penalidade. Depois seguiu-se a festa com Turim pintada de preto e branco.

Pippo Inzaghi diz adeus com um último golo

Tempo de despedidas também em San Siro, onde o Milan bateu o Novara por 2-1, também com um golo de um histórico que disse hoje adeus ao clube «rossonero». No fecho de uma era, que marca as saídas de jogadores carismáticos como Gattuso, Nesta ou Zambrotta, Pippo Inzaghi também se despediu com o golo da vitória.

Na ressaca do título perdido, o Novara marcou primeiro, por Garcia, aos 20 minutos. O Milan só conseguiu chegar ao empate na segunda parte, aos 56 minutos, por Flamini, mas o jogo, tal como em Turim, também teve direito a uma última homenagem. A oito minutos do final, assistência de Seedorf, outro histórico que está de saída, Pippo recebeu no peito e fulminou Fontana. Um final histórico para um dia triste, com muitas lágrimas de despedida em San Siro.

No outro jogo desta tarde, a Fiorentina, já afastada da Europa, não foi além de um empate sem golos na receção ao Cagliari.

Classificação da Série A

Milan-Novara, 2-1

(Flamini, 56m; Inzaghi, 82m); (Garcia, 20m)

Juventus-Atalanta, 3-1

(Marrone, 10m; Del Piero, 28m; Barzagli, 90m, g.p.); (Lichtsteiner, 83m, p.b.)

Fiorentina-Cagliari, 0-0

Cesena-Roma, a decorrer

Parma-Bolonha, a decorrer

Catania-Udinese, mais tarde

Chievo-Lecce, mais tarde

Génova-Palermo, mais tarde

Lazio-Inter

Nápoles-Siena