Em Itália, a partir de agora, só os adeptos reconhecidamente bem comportados vão poder fazer deslocações para apoiar a sua equipa. Esta foi uma das medidas avançadas pelo Observatório italiano para as manifestações desportivas, que se reuniu esta segunda-feira para analisar as últimas cenas de violência verificadas no futebol italiano, e que provocaram a morte de um adepto da Lázio.
O organismo apenas admite autorizar as deslocações de grupos de adeptos que tenham dado provas de desportivismo e de uma postura correcta nos estádios. O Observatório reforça ainda o pedido aos elementos do poder local, para que suspendam as partidas sempre que não estejam garantidas as condições de segurança.
Para além disso, todos os estádios com capacidade superior a 7500 pessoas têm até ao dia 1 de Março para começar a contar com a presença de stewarts devidamente seleccionados e preparados.
A federação italiana decidiu também adiar a próxima jornada da Serie B e C, agendada para o próximo fim-de-semana. A Serie A vai estar interrompida devido aos compromissos da selecção italiana, que já pediu autorização à UEFA para jogar com um fumo negro, demonstrando assim o luto pela morte de Gabriele Sandri, o adepto da Lázio que foi atingido mortalmente por um polícia, numa estação de serviço de Arezzo onde se verificavam incidentes com apoiantes da Juventus.