Itália e Camarões tiveram de se conformar com um jogo sem golos num ensaio morno para o Campeonato do Mundo, marcado pelas muitas substituições que tiraram ritmo e emoção ao jogo disputado no Estádio Louis II no Mónaco.
Os campeões do Mundo entraram em campo distribuídos num inesperado 3x4x3, com algumas caras novas, como são os casos de Leonardo Bonucci (Bari) e Andrea Cossu (Cagliari), mas acabram a partida em 4x3x3 com as entradas de Gattuso, Montolivo, Criscito e Pazzini.
A primeira parte foi jogada a um ritmo muito lento, sem qualquer motivo de emoção, com uma Itália, como é habitual, a arriscar pouco no ataque, diante de uns Camarões, agora dirigidos por Paul Le Guen, também muito pouco ousados, com Etoo sem nunca conseguir beliscar a defesa «azzurra».
A Itália ainda chegou a marcar um golo, por Giorgio Chiellini, mas o jogador da Juventus estava claramente em posição irregular e o o jogo acabou mesmo em branco.
A Itália está integrada no Grupo F do Mundial-2010 e terá como adversários o Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. Os Camarões, por seu lado, vão disputar o Grupo E com a Holanda, Dinamarca e Japão.