Luís Figo estreou-se a marcar na presente temporada com a camisola do Inter Milão ao converter a grande penalidade que permitiu ao já campeão empatar na visita ao terreno do Atalanta (1-1) na 37ª e penúltima jornada da Série A da liga italiana. Uma ronda em que nenhum dos seis primeiros conseguiu somar três pontos e em que o grande vencedor acabou por ser o Palermo que, ao bater o Siena (2-1), juntou-se à Fiorentina no quinto lugar.
O campeão entrou praticamente a perder na visita a Atalanta quando Ferreira Pinto quebrou a defesa neroazzurri e abriu o maçador aos 10 minutos. No entanto, a equipa de Milão entrou mais forte para o segundo tempo e empatou logo a abrir, com Luís Figo a converter uma grande penalidade a castigar uma falta de Carrozzieri sobre Gonzalez.
Mas não foi só o líder que claudicou na penúltima jornada. Além do Milan, que na véspera foi surpreendido pela Udinese (2-3), a Roma perdeu na visita ao campo do Cagliari (2-3), mesmo com dois golos do capitão Totti que chegou à marca redonda dos duzentos golos pela equipa da capital. A Lazio não foi além de um empate sem golos diante do Parma, que contou com Fernando Couto na equipa titular. Mesmo a Fiorentina, que chegou a estar a vencer por 2-0, na visita ao terreno do Messina, permitiu o empate nos últimos instantes da partida.
Ainda mais surpreendente foi o Empoli que chegou a estar a vencer por 3-0 ao intervalo e acabou também por ceder um empate (3-3) diante da Reggina (sem Ricardo Esteves), acabando por ser ultrapassado pelo Palermo na classificação.
No fundo da tabela, Cagliari, Torino e Livorno garantiram a permanência, mas ainda há cinco equipas, separadas por apenas dois pontos, que vão jogar tudo na dramática última jornada.
Resultados da 37ª jornada
Domingo:
Atalanta-Inter, 1-1
(Pinto, 10m); (Figo, 47m, g.p.)
Cagliari-Roma, 3-2
(Suazo, 13m; Marchini, 40 e 68m); (Totti, 29m, g.p; e 85m)
Chievo-Ascoli, 1-0
(Marcolini, 44m)
Empoli-Reggina, 3-3
(Vannucchi, 9m; Moro, 22m; Saudati, 23m); (Vigiani, 52m; Amoruso, 56 e 84m, g.p.)
Lazio-Parma, 0-0
Messina-Fiorentina, 2-2
(Riganò, 81 e 88m, g.p.); (Pazzini, 25m, g.p.; Gamberini, 58m)
Palermo-Siena, 2-1
(Corini, 26m; Caracciolo, 45m); (Maccarone, 90m)
Sampdória-Catania, 1-0
(Zenoni, 65m)
Torino-Livorno, 0-0
Sábado:
Milan-Udinese, 2-3
(Gourcuff, 36m; Costacurta, g.p. 57m) (Asamoah, 10m; Di Natale, 53m; Barreto, 61m)