O seleccionador italiano, Marcelo Lippi, excluiu o esquerdino Fabio Grosso, da Juventus, dos 30 pré-convocados para o Mundial da África do Sul. O mesmo sucedeu com o médio Antonio Candreva, também da equipa de Turim.

Recorde-se que Grosso foi o marcador da grande penalidade decisiva que deu o título mundial à Itália, há quatro anos, na Alemanha, na final com a França.

Fora da pré-convocatória ficaram, desde logo, outros pesos-pesados como Totti, Luca Toni ou Del Piero. Já Giuseppe Rossi, que joga no Villarreal de Espanha, é o único jogador que não actua em Itália.

Marcelo Lippi chamou, assim, 28 jogadores para um estágio na estância alpina de Sestriere, a cerca de 2000 metros de altitude, antes da escolha final dos 23. A squadra azzurra vai competir no Grupo F, com o Paraguai, a Nova Zelândia e a Eslováquia.

Lista de 28 pré-convocados

Guarda redes: Buffon (Juventus), De Sanctis (Nápoles), Marchetti (Cagliari) e Sirigu (Palermo);

Defesas: Bocchetti (Génova), Bonucci (Bari), Cannavaro (Juventus), Cassani (Palermo), Chiellini (Juventus), Criscito (Génova), Maggio (Napoles) e Zambrotta (Milan);

Médios: Camoranesi (Juventus), Andrea Cossu (Cagliari), De Rossi (Roma), Gattuso (Milan), Marchisio (Juventus), Montolivo (Fiorentina), Palombo (Sampdoria), Simone Pepe (Udinese) e Andrea Pirlo (Milan);

Avançados: Borriello (Milan), Di Natale (Udinese), Gilardino (Fiorentina), Iaquinta (Juventus), Pazzini (Sampdoria), Quagliarella (Nápoles) e Rossi (Villarreal/Esp).