Além da vitória do Inter, adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões, na estreia de Luís Figo na série A, a ronda inaugural do campeonato italiano ficou marcada pelo empate cedido pelo Milan (1-1), sem Rui Costa, na deslocação ao terreno do repescado Ascoli. Cudini, numa recarga à queima-roupa, abriu o marcador para os visitados (58 m), mas cinco minutos depois, Shevchenko, a formar dupla com o reforço Gilardino, aproveitou um passe em profundidade para restabelecer a igualdade, que não sofreu alterações até final.
Em destaque esteve também a Roma, ao conseguir vitória clara no terreno da Reggina (3-0), embora beneficiando da expulsão do paraguaio Paredes a meio do segundo tempo. O estreante Nonda, contratado este ano ao Mónaco, fechou a contagem no último minuto, depois de golos do brasileiro Mancini e de De Rossi.
No que se refere a portugueses, Vidigal foi titular na vitória da Udinese sobre o Empoli, saindo aos 60 minutos, numa altura em que já tinha visto um cartão amarelo (43 m) por entrada dura a meio-campo e em que Muntari já tinha estabelecido aquele que viria a ser o resultado final. O médio Mamede foi também titular na derrota tangencial do Messina, em Roma, diante da Lazio, vendo igualmente um amarelo aos 27 minutos e sendo substituído aos 53, quando a sua equipa já perdia.
Um último destaque, por fim, para a tarde de glória do veterano Chiesa, autor dos dois golos do Siena na vitória sobre o Cagliari.
Sábado:
Livorno-Lecce, 2-1
(Lucarelli, 14; Palladino, 52) (Pinardi, 39)
Fiorentina-Sampdoria, 2-1
(Fiore, 13; Toni, 30 g.p.) (Diana, 74)
Domingo:
Ascoli-Milan, 1-1
(Cudini, 58) (Shevchenko, 63)
Inter-Treviso, 3-0
(Adriano, 32, 68 e 79)
Lazio-Messina, 1-0
(Pandev, 21)
Parma-Palermo, 1-1
(Bresciano, 48) (Terlizzi, 36)
Reggina-Roma, 0-3
(Mancini, 30; Rossi, 46 e Nonda, 90)
Siena-Cagliari, 2-1
(Chiesa, 45 g.p. e 58) (Esposito, 9)
Udinese-Empoli, 1-0
(Muntari, 30)
Juventus-Chievo (mais tarde)