Foi preciso uma dose extra de sofrimento, um golo nos descontos e uma tarde inspirada do guarda-redes argentino Carrizo para que a Lazio confirmasse o seu favoritismo, reservando uma vaga nos quartos de final da Taça de Itália.

Diante do Siena, equipa do português Neto, atual lanterna vermelha da Série A, a Lazio poupou diversos titulares e viu-se em desvantagem aos 56 minutos, na sequência de um autogolo do albanês Cana.

Apesar da pressão intensa a que foi sujeito, o Siena segurou a vantagem mínima até ao último minuto do período de descontos, altura em que o francês Ciani fixou o empate que levou o jogo para prolongamento e, depois para os penalties. Aí, brilhou Carrizo, que deteve os remates de Vergassola e Larrondo, levando a sua equipa para a ronda seguinte, onde vai defrontar o Catania, a 8 de janeiro.

Quem também garantiu a passagem aos quartos foi a Fiorentina, que venceu em Udine pela margem mínima, graças a um golo do espanhol Borja Valero. A equipa de Florença, que continua a fazer uma bela temporada, vai agora defrontar a Roma nos quartos de final da prova.

Com estes resultados, fica a faltar apenas conhecer-se o desfecho do embate entre Nápoles e Bolonha, ainda esta noite.

Programa dos quartos de final (8 de janeiro):

Inter-Nápoles/Bolonha

Juventus-Milan

Roma-Fiorentina

Lazio-Catania