O processo de inscrição de clubes nos campeonatos italianos vai ser mais difícil. A federação de futebol do país aprovou normais mais rígidas sobre a matéria e o seu presidente, Franco Carraro, já disse que, se as novas regras estivessem em prática, a maioria dos clubes ficaria à porta da Série A e B.
«Se hoje terminasse a data para apresentar a documentação com as novas normas aprovadas, 60 por cento dos clubes ficariam de fora», declarou o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC).
Cerca de 25 equipas da Série A e B estão em risco de falhar a participação nos principais campeonatos italianos, uma vez que as normas agora provadas serão postas em prática já na época 2004/05. E os novos regulamentos prevêem, entre outros aspectos, um controlo apertado das contas dos clubes e uma maior atenção aos prazos para pagamento de salários de impostos.
«As novas regras surgem na sequência do regulamento recentemente aprovado pela UEFA com vista à obtenção de autorização para participar nas competições europeias. O futebol italiano decidiu tomar medidas mais rígidas e este é apenas o primeiro passo porque estão planeadas restrições suplementares relativas às datas de expiração de pagamento de salários e de impostos», declarou Franco Carraro.