Palermo, Livorno e Cagliari vão jogar no escalão principal do futebol italiano, na próxima época. A duas jornadas do fim do campeonato da Série B, estas três equipas garantiram um avanço inultrapassável sobre os seus perseguidores imediatos, entre os quais se inclui o Messina, do português Mamede, que este sábado foi derrotado pelo Ascoli (2-1).
O Palermo fez a festa em casa, batendo a Triestina por 3-1, e atingindo os 79 pontos, mais dois que o Livorno, que triunfou pelo mesmo resultado no terreno do Piacenza. E 3-1 foi, decididamente, o resultado-talismã, uma vez que o Cagliari, jogando em casa, bateu a Salernitana pela mesma margem, chegando também aos 77 pontos.
Face ao alargamento da Série A para 20 equipas, na próxima temporada, há ainda mais duas vagas directas, que poderão ser ocupadas por Messina e Atalanta, as equipas em melhor posição para as atingir. A «velhinha» Fiorentina, renascida das cinzas, está no sexto lugar, posição que dará direito a participar no «play-off» com o Perugia, 15º classificado da Série A.
No que se refere a portugueses, decididamente, a 44ª jornada não correu de feição: para além da derrota do Messina, o VIcenza, com Vasco Faísca a titular e a jogar 80 minutos, perdeu em casa com o Ternana (1-2), enquanto o Nápoles, com Vidigal a titular, empatou em casa, sem golos, diante do Bari.
Vicenza e Nápoles estão na zona tranquila da tabela (13º lugar, ex-aequo) já sem quaisquer objectivos na época em curso.
Classificação dos primeiros: Palermo, 79 p; Livorno e Cagliari, 77; Messina e Atalanta, 73; Fiorentina, 70; Piacenza, 67; Ternana, 65.