Dois dias depois da surpreendente derrota com a Macedónia do Norte, o selecionador italiano, Roberto Mancini, deixou uma sentida mensagem nas redes sociais.

O experiente técnico escreveu que às vezes o «futebol pode ser uma metáfora implacável da vida» e lembrou o sucesso do verão, quando os italianos foram campeões europeus, a contrastar com a desilusão de agora terem falhado a qualificação para o Mundial 2022.

«No verão passado estávamos no topo da Europa depois de termos realizado uma das mais belas façanhas da história da seleção. Há algumas horas, acordámos num dos pontos mais dramáticos. Passámos da alegria total à desilusão frustrante», lê-se, na mensagem.

«É muito difícil aceitar, mas aceitar as derrotas da vida faz parte de um caminho saudável de crescimento humano e desportivo. Vamos ter algum tempo para refletir. A única coisa certa a fazer agora é levantar a cabeça e trabalhar em direção ao futuro», escreveu ainda.

A Itália, recorde-se, perdeu em casa frente à Macedónia do Norte na meia-final do play-off de apuramento para o Mundial do Qatar. Os macedónios vão agora defrontar Portugal.