Marco Verratti afirmou esta terça-feira que a Itália tem de «fazer um grande jogo» frente a Portugal, no sábado, para alcançar o primeiro lugar do Grupo 3 da Liga das Nações A, que dá acesso à final four.

«No próximo sábado espera-nos um jogo importante, com tanta gente a observar-nos, temos de fazer um grande jogo porque só assim poderemos continuar a evoluir. Acreditamos na possibilidade de chegar ao primeiro lugar no nosso grupo da Liga das Nações», disse o médio do Paris Saint-Germain.

Verratti antecipava o jogo que se vai disputar em Milão frente à seleção portuguesa, exatamente um ano volvido e no mesmo local do nulo frente à Suécia, na segunda mão do play-off para o Mundial2018, na Rússia, que ditou o afastamento da squadra azzurra da fase final.

Recordando esse jogo, Verratti chamou-lhe uma «ferida aberta», como qualificou, para quem esse jogo de má memória para todos os italianos constituiu «um dos dias mais negros» da sua vida e foi «tão marcante, que jamais será esquecido».

No entanto, Verratti considerou que esta nova Itália está curada e que precisa de «seguir em frente», admitindo que a eliminação do Mundial2018 até foi, «de um certo ponto de vista, benéfico»”.

«Percebemos que tínhamos de fazer mais do que até aí. O nosso primeiro passo é recuperar o entusiasmo e o afeto dos italianos e certificar-nos que estes se divertem a ver-nos jogar», disse Verratti.

Recorde-se que a equipa orientada por Fernando Santos precisa apenas de conquistar um ponto em Milão para se qualificar para a final four – que deverá organizar, em junho de 2019 -, mas mesmo uma derrota poderá ser retificada três dias mais tarde, em 20 de novembro, quando receber a Polónia, em Guimarães.