Iturbe partiu de férias e levou com ele um sonho. «Espero jogar mais no próximo ano», disse esta quinta-feira no Aeroporto Sá Carneiro. O jovem de 18 anos foi apenas titular uma vez, com o Pêro Pinheiro, e jogou breves minutos em mais duas ocasiões. Não se queixa, mas naturalmente quer mais.

«O James fala comigo e dá-me conselhos. Diz-me que no ano passado passou pela mesma situação e que é normal viver um período de adaptação. Agora já estou melhor adaptado ao futebol português, que é muito diferente do argentino e vou fazer com que seja melhor a partir do próximo ano.»

Vítor Pereira: «Iturbe faz coisas que entusiasmam»

Iturbe, de resto, diz que esta primeira meia época no Dragão tem vivido de altos e baixos. O F.C. Porto, por exemplo, encanta-o. «Estou muito contente com a grandeza do clube e pela forma como fui recebido.» Mas a lesão entristeceu-o. «Acabou por me afastar durante algum tempo. Tive azar.»

A lesão, porém, já foi ultrapassada. «Espero que corra melhor», atirou, ele que tem a ambição de ser inscrito na Liga Europa e mostrar-se nos palcos internacionais. «Todos os jogadores querem jogar uma prova europeia. A Liga Europa é uma grande prova e o Porto quer conquistá-la como fez o ano passado.»