Naquele fim de tarde de Janeiro, Ivo Damas fez o que apenas Rui Águas conseguira anteriormente. Marcou três golos ao F.C. Porto numa competição nacional. Damas representava, então, o F.C. Maia e o duelo com os dragões reportava-se aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Três golos, o toque na glória, um contrato de oito anos à sua espera em Alvalade. Isso mesmo, oito anos. Também aqui Ivo Damas foi pioneiro. Nunca antes algum jogador assinara um acordo tão extenso com um clube em Portugal. Aos 20 anos, o atleta extravasara já todos os limites que um dia ousara sonhar.
Mas o ano de 1997 é hoje somente uma distante recordação. Os tempos que se lhe seguiram não confirmaram as suas expectativas e Ivo Damas pagou um preço bem caro por o seu empresário da altura (Jorge Mendes) se ter incompatibilizado com o Sporting.
Passou meia temporada em Alvalade, sob a orientação de Carlos Manuel, e acabou dispensado por Mirko Jozic. Uma boa passagem pelo prestigiado Torneio de Toulon com a Selecção Nacional de sub-20 de pouco lhe valeu. Ivo Damas foi emprestado ao Lourinhanense e por lá ficou dois longos anos.
Uma escolinha especial e o futuro no estrangeiro
Em Alverca José Couceiro e Jesualdo Ferreira reabilitaram-no. O regresso ao escalão maior do nosso futebol correu pelo melhor, mas à porta estavam mais problemas. No final da época, o Sporting quis interromper a ligação de oito anos e colocou o atleta em tribunal.
Acabava ali o sonho de regressar a Alvalade. Ivo Damas passou depois pela Ovarense, Penafiel, Dragões Sandinenses, Madalena e Anadia. Para trás ficavam os sonhos de menino que desembocavam quase sempre no anseio de vestir um dia a camisola do F.C. Porto.
O presente faz-se de realismo e humildade. O Maisfutebol foi à procura de Ivo Damas e encontrou-o em Termas de São Vicente, a sua terra. O ex-internacional de sub-20 e sub-21 é presidente do clube local e tem desde há dois meses uma escolinha de futebol por onde já cirandam 25 miúdos.
O futuro, esse, passa pela primeira experiência no futebol internacional. Aos 30 anos, a ambição é a mesma de sempre.
Confira tudo isto e mais na nossa reportagem vídeo. Basta clicar no link associado.