O Instituto Português da Juventude (IPJ) já está a recrutar voluntários para colaborar com a organização do Euro sub-21. Até este momento o Instituto já recebeu 600 inscrições e vai continuar a aceitar candidaturas até atingir as duas mil. Após este processo segue-se uma fase de selecção, que pretende reduzir o número de voluntários a um número situado entre os 1000 e os 1500, de acordo com as necessidades identificadas para, a partir de Maio se dar início à etapa de formação dos voluntários, dada em conjunto pelo IPJ e pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O IPJ vê neste evento mais uma oportunidade de envolver os jovens em organizações de grande importância para o país e, no sentido de garantir o sucesso da mesma, disponibilizou dois técnicos do seu quadro de pessoal para integrar a direcção da organização do torneio. Esta foi a ideia transmitida por Maria Geraldes, presidente do IPJ, durante a conferência de imprensa de assinatura do protocolo de colaboração com a FPF, que decorreu esta quarta-feira na sede da Federação.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes, além de Maria Geraldes e de Gilberto Madaíl, o secretário de estado da juventude e do Desporto, Laurentino Dias, e o Director do Torneio, João Morais. Todos expressaram a vontade de que «a organização seja um sucesso tão grande como a do Euro 2004», e foi também em uníssono que salientaram «a grande importância que o voluntariado tem» em organizações deste tipo.