James Rodriguez deixou a sua marca em mais um título conquistado pelo F.C. Porto antes de rumar ao Mónaco, numa transferência oficializada nesta sexta-feira, pelo valor oficial de 45 milhões de euros. Foram três anos sempre de mãos dadas com o sucesso.

De facto, com apenas 21 anos, o jovem colombiano já conquistou 11 troféus. No domingo, em Paços de Ferreira, James colocou as mãos na taça referente à Liga 2012/13.

Tudo começou há cinco anos, ainda na Colômbia, quando o esquerdino foi promovido à equipa principal do Envigado. A formação venceu o campeonato da Primera B.

O Banfield da Argentina foi o próximo destino de James Rodriguez. Por lá, conquistou o torneio de Apertura de 2009, o primeiro título do clube.

No ano seguinte, o F.C. Porto ganhou a corrida pelo colombiano. Seguiram-se três campeonatos de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa.

Pelo meio, contribuiu ainda para o sucesso da seleção sub-20 da Colômbia no prestigiado Torneio de Toulon, onde levantou mais um troféu coletivo. Contas feitas, são 11 títulos aos 21 anos.

(Artigo atualizado, publicado originalmente a 20 de maio de 2013)