Pretendido pelo Newcastle Jets, do campeonato australiano, Jardel volta a ser notícia depois de ter deixado o Anorthosis Famagusta. A ida do avançado brasileiro para o clube australiano estava praticamente certa, mas pode ter-se comprometido. Isto porque o passado do antigo avançado de F.C. Porto e Sporting não é propriamente o melhor dos cartões de apresentação. Mas vamos por partes.
O Newcastle Jets tinha pensado primeiro em contratar Stan Collymore, antigo avançado do Liverpool e do Aston Villa, entre outros, mas acabou por ser travado pela federação australiana que tem critérios rigorosos e que considerou que o jogador inglês iria dar uma má imagem do campeonato local (Collymore teve uma carreira polémica, que incluiu problemas com o álcool e agressões físicas à esposa Ulrika Jonsson).
Ora nesse sentido, Jardel também não tem a melhor das imagens. Tanto que nos últimos cinco anos apenas fez 37 jogos. Desta vez, porém, o Newcastle Jets espera não ser travado pela federação. «Ele teve as suas indiscrições, um divórcio caro, gosta de festa, há rumores que andou metido no jogo e no álcool, mas não é tão polémico quanto o Collymore», disse o director para o futebol do clube, Remo Nogarotto, que se mostrou muito confiante em ter a autorização para assinar com Jardel. «Os últimos anos não têm sido simpáticos para ele, mas estamos a falar de um jogador que foi dez vezes internacional brasileiro e que foi o melhor marcador da Europa em três ocasiões».