O antigo seleccionador espanhol, Javier Clemente, foi esta sexta-feira apresentado no seu novo cargo como seleccionador da Sérvia. Durante a apresentação, o ex-treinador do Athletic Bilbao afirmou que este é «o maior desafio da sua carreira».
O técnico prometeu encontrar um equilíbrio entre a experiência e a juventude, como forma para atingir o sucesso:
«Os jogadores jovens devem dar à equipa a força e energia necessária para ultrapassar a fase de qualificação enquanto os mais velhos vão contribuir com a experiência exigida ao mais alto nível», disse.
Clemente, que assinou um contrato válido para os próximos dois anos, disse ainda que aceitou o cargo porque «as ambições eram as mesmas que as do presidente da Federação Sérvia [Zvezdan Terzic]».
No início desta semana, Terzic afirmou estar confiante que Clemente consiga conduzir a Sérvia à fase final do Europeu 2008, que se realiza na Áustria e na Suíça. Recorde-se que a Sérvia integra o grupo de Portugal na fase de qualificação para o Euro, juntamente com a Polónia, Bélgica, Finlândia, Arménia, Azerbaijão e Cazaquistão e que apenas as duas primeiras classificadas de cada grupo garantem o apuramento para o Campeonato da Europa.