Depois de ter fechado o ano a bater o Manchester City (1-0), numa série de quatro triunfos consecutivos na Premier League, o Liverpool tropeçou logo a abrir 2017 com um empate inglório diante do Sunderland (2-2). A equipa de Jürgen Klopp esteve por duas vezes em vantagem, com golos a surgirem na sequência de pontapés de canto, mas por duas vezes permitiu o empate, em ambos os casos, em grandes penalidades convertidas por Jermain Defoe.

Um enorme balde de água fria para a equipa de Anfield que não conseguiu transformar um intenso domínio, com mais de setenta por cento de posse de bola, em mais um triunfo. O Chelsea fica agora a cinco pontos de distância e pode aumentar a vantagem, na próxima quarta-feira, no dérbi com o Tottenham, para oito pontos.

Confira a FICHA DO JOGO

Jürgen Klopp – que esta segunda-feira chegou aos 50 jogos na Premier League (26 vitórias, 13 empates e 10 derrotas) - não fez poupanças e, em relação ao onze que bateu o City, fez apenas entrar Daniel Sturridge, que já não era titular desde 17 de outubro, para o lugar do lesionado Jordan Henderson.

O Suderland vinha de uma embaraçosa derrota diante do Burnley (1-4) na última jornada de 2016 e David Moyes tinha pedido uma reação aos seus jogadores, mas a verdade é que foi a equipa de Anfield, moralizada, a entrar melhor no jogo e, na sequência de um pontapé de canto de Lovren, a chegar à vantagem, aos 19 minutos, com uma cabeçada de Sturridge que, até ao momento, só tinha festejado uma vez em jogos da Premier League.

No entanto, a vantagem dos «Reds» não durou mais de seis minutos, uma vez que Jermain Defoe empatou aos 25 minutos, na conversão de uma grande penalidade a punir uma falta de Ragnar Klavan sobre Ibrahim Didier Ndong. Mas a verdade é que o Liverpool mandava no jogo, com uma posse de bola que chegou a roçar os setenta por cento e uma série de oportunidades junto da baliza de Vito Mannone.

A pressão do Liverpool aumentou, mas o Sunderland conseguiu segurar a vantagem até ao intervalo, graças a uma exibição inspirada do seu guarda-redes italiano entre os postes. Klopp não perdeu tempo e trocou James Milner por Alberto Moreno ao intervalo. O Liverpool continuou a carregar e Mannone a brilhar entre os postes, até que os «Reds» acabaram por recuperar a vantagem, aos 72 minutos, mais uma vez, na sequência de um pontapé de canto em que a bola sobrou para Sadio Mane que marcou no jogo de despedida, antes de se juntar ao Senegal que vai disputar a CAN2017.

Quando parecia que a vitória já não escapava ao Liverpool, nova grande penalidade a favor do Sunderland, aos 84 minutos, desta vez a castigar um corte com o braço do mesmo Mane que momentos antes estava a festejar o golo, e Jermain Defoe marcou o seu 11º golo da temporada.

Os últimos minutos, incluindo cinco de compensação, foram dramáticos, com Firmino e Lallana perto do golo, mas Mannone estava mesmo inspirado e o empate não se desfez.

Um empate que permite cortar a distância para o líder Chelsea para cinco pontos, mas a imparável equipa de Antonio Conte ainda vai jogar, na próxima quarta-feira, em White Hart Lane.

Confira a classificação da Premier League